Queda de cabelo: Causas e soluções

08/04/2014 por Unipreço

Não é raro ouvir uma mulher se queixar da queda de cabelo. Existem inúmeros fatores para que isso ocorra!

Diariamente uma pessoa perde, em média, 120 fios de cabelos. É comum ver fios de cabelos na escova ou no ralo do banheiro na hora do banho, pois neste momento acontece um trauma e ocasiona a quebra do fio. Porém, achar fios de cabelo em grande quantidade no travesseiro ou em uma mesa não pode ser considerado comum, o ideal é procurar um médico.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo acomete cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% daquelas com mais de 40 anos. No caso dos homens, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração de Cabelo, 40% sofrem com isso antes dos 35 anos.

O organismo entende que a única função do cabelo é a proteção do couro cabeludo, quando acontece uma situação que é necessário economizar nutrientes e energia, como no caso de uma doença, os fios de cabelos são deixados para segunda opção e acabam ficando fracos e acontece a queda. O cabelo é um fio basicamente constituído de proteína e queratina. A parte viva do cabelo encontra-se dentro do couro cabeludo, a parte externa é a haste capilar, é o que chamamos normalmente de cabelo. O fio de cabelo pode crescer 1,2 centímetros mês.

 

Leia mais:

Como manter seus cabelos lindos e hidratados

 

A parte externa do cabelo é a parte que mais sofre agressão com sol, vento, poluição, a água do mar, a química da piscina o que acaba fazendo o cabelo perder seu aspecto saudável. Porém não são somente fatores externos que prejudicam a saúde dos cabelos, tais como alterações nutricionais, irregularidades hormonais e stress também prejudicam os fios.

Os maiores danos aos fios são conseqüências das nossas próprias atitudes, ao pentearmos, ao passar as mãos, além dos tratamentos químicos. Um exemplo rotineiro é desembaraçar os cabelos com os fios molhados, pode facilitar o processo, porém o fio esta com a elasticidade máxima facilitando o rompimento da haste. Hoje no mercado existem produtos a base de silicone que facilitam o penteado e protegem o fio.

A alimentação saudável contribui para a saúde dos cabelos. Para manter os cabelos saudáveis, pode-se fazer ainda suplementação com alimentos que contenham vitamina B.