Qualidade de Vida através do Pilates

10/04/2014 por Unipreço

O Pilates é uma atividade física de alongamento que utiliza o próprio peso do corpo para executar certos movimentos. Ele foi desenvolvido para fortalecer, alongar e equilibrar o corpo sem causar riscos a saúde, principalmente as articulações.

Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o método rapidamente caiu no gosto dos bailarinos, que o usavam como complemento ao treino. Mas foi só a partir da década de 90 que se popularizou, atraindo milhares de adeptos em todo o mundo e tornando-se a maior revolução do fitness dos últimos anos.

Este exercício beneficia a todas as idades, além de promover inúmeros benefícios a saúde. Na idade mais jovem ele auxilia no crescimento, ajudando na postura, sendo assim evita cifoses e escolioses. Para os idosos ele auxilia na qualidade de vida, além de prevenir osteoporose, proteger a estrutura óssea e aliviar as dores nas articulações.

Só nos Estados Unidos, primeiro país a receber um estúdio com aulas da modalidade (ministradas pelo próprio Pilates em Nova York), estima-se que cerca de dez milhões de pessoas o pratiquem. No Brasil, não há dados precisos, mas o crescimento pode ser observado pela grande quantidade de estúdios e de pessoas que se confessam fãs do Pilates.

Inúmeros benefícios para saúde são proporcionados através do pilates:

Aumenta a resistência física e mental;

Melhora a coordenação motora;

Promove a saúde das articulações;

Alivia dores musculares;

Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;

Previne contra a osteoporose;

Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;

Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;

Melhora a postura e a resistência muscular;

Expande a consciência corporal;

Ajuda no controle de peso;

Fortalece os músculos abdominais;

Pilates emagrece, tonifica e modela o corpo, além de melhorar a postura.

Prática do Pilates

O pilates pode ser feito no chão ou em aparelhos, em grupo ou individual, para alcançar os objetivos ambos às modalidades podem ser utilizadas, tudo depende da escolha de cada um.

É possível alcançar um corpo malhado, músculos fortes, boa postura, barriga definida e sequinha, melhor respiração, além da qualidade de vida que o pilates proporciona. É aconselhável praticá-lo de duas a três vezes na semana.

Por ser um esporte terapêutico, sua modalidade dispensa indicação, o exercício é adaptado pelo profissional para cada pessoa. Os profissionais afirmam que seu resultado é rápido, além de ter uma forma segura e gostosa.