Cramberry e sua eficiente ação antioxidante

10/04/2014 por Unipreço

O cramberry está ficando conhecido no Brasil, onde popularmente é conhecido como oxicoco. É uma fruta nativa dos Estados Unidos onde era usado por tribos indígenas como alimento, e é considerada poderosa por uma série de possíveis benefícios que traria à saúde.

A fruta tem se destacado pelas crescentes evidências de sua eficácia na prevenção de infecções urinárias, como a cistite, e incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina. Porém, não existem estudos que comprovem sua eficácia enquanto alguns profissionais recomendam seu uso, outros acham ainda muito prematuro a sua indicação.

No Brasil o seu consumo é comum em cápsulas ou sucos, mas pode ser encontrado como fruta seca, calda ou fruta fresca.

Segundo Edson Credidio, médico nutrólogo, clínico geral-pesquisador e doutor em Ciências de Alimentos pela Unicamp, em entrevista ao UOL Notícias, ele afirma que o suco combate cistites e infecções urinárias porque a fruta possui uma substância que impede a adesão das bactérias nas paredes da bexiga, em especial a Escherichia coli, maior causadora das cistites. Mas ele deixa claro que o suco não equivale ao uso de um medicamento.

A quantidade diária indicada varia de especialista para especialista, normalmente fica em 200ml e 400ml. No caso dos diabéticos, gestante e mulheres no período de amamentação, seu uso não é recomendado devido a não haver estudos que comprovem que a fruta é segura para esse público.